Neste início de temporada, Geny Catamo tem conseguido ganhar cada vez maior espaço no plantel do Sporting e, na última partida diante do Olivais e Moscavide, foi até decisivo a saltar do banco de suplentes. O internacional moçambicano de 22 anos soma 11 partidas esta temporada ao serviço dos verdes e brancos e desperta igualmente a atenção de alguns clubes, mais concretamente provenientes da Premier League.
Segundo o portal ‘FootballLondon’, numa informação também confirmada por Fabrizio Romano, jornalista especializado no mercado de transferências, Aston Villa e Fulham são os dois clubes que demonstram maior interesse em torno de Geny Catamo, tendo o jogador do Sporting bem referenciado. De acordo com a publicação londrina, existe a expectativa tanto do clube de Birmingham como da formação orientada por Marco Silva em poder negociar o esquerdino do Sporting já em janeiro, quando a janela de transferências reabrir.
Recorde-se que, neste momento, o Sporting não detém a totalidade do passe de Geny, sendo que apenas 25% dos direitos do jogador estão na posse do clube de Alvalade. Nesta fase, os leões pretendem o negociar o remanescente do passe com o Amora, que detém a maioria dos direitos desportivos de Geny, mas o emblema da Liga 3 exige 3 milhões de euros para negociar os 75% que conserva. De resto, para esta semana está agendada uma nova ronda negocial entre o presidente do Sporting, Frederico Varandas e os dirigentes do Amora, tal como Record avançou, de modo a chegar a um possível acordo para que os leões possam garantir a totalidade de Geny Catamo.
Além disso, o próprio jogador moçambicano só deve avançar para a renovação de contrato com o Sporting após ter este processo da compra do passe resolvido. Atualmente blindado por uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, Geny Catamo tem contrato com o emblema de Alvalade até junho de 2026.

